terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Consumo consciente é um exercício de alteridade!

"Ao consumir conscientemente, eu exercito a minha capacidade de olhar pra fora de mim, de olhar para os impactos que eu causo, procurando maximizar os positivos e minimizar os negativos. Mas não podemos esquecer que vivemos numa sociedade hedonista. Por isso, eu posso exercitar a consciência em causa própria: eu ajo para maximizar os impactos positivos fora e isso vai se refletir em mim. Então, as pessoas têm que agir em causa própria.
Assim, como exercício de alteridade - sem perder de vista a identidade -, o consumo ganha outras características. Não poderemos mais consumir como fazemos hoje e temos que aprender a compartilhar. Vamos caminhar na direção de uma sociedade com um modelo de consumo muito distinto. Uma sociedade que substituirá o descartável pelo durável, o fóssil pelo renovável, o individual pelo compartilhado,o tóxico pelo não-tóxico e o excesso pela moderação, para atender a realidade.
Hoje, somos 6,6 bilhões de pessoas, mas só 1,7 bilhão consomem. Então, temos que consumir com moderação para que, no dia em que os outros 4,9 bilhões começarem a consumir, tenha planeta para todo mundo. Hoje, precisaríamos de 4 planetas para atender todos!"

Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

--------------------- Total de Visitantes: